quinta-feira, 15 de julho de 2010

Fiat e o Design Controverso: Versões Especiais (parte 1)

Se você pensa que as polêmicas modificações estéticas que a marca italiana aplica em veículos contemporâneos como Strada e Palio adventure locker, Siena Sporting e Palio 1.8R são novidade, você está equivocado. Neste post (e nos seguintes) iremos tratar de uma breve linha do tempo de versões especiais de modelos de "linha comum" que, ao invés de chamar atenção pelas evoluções técnicas ou modificações de engenharia aplicadas, se tornam foco das conversas de mesa de bar por conta das soluções estéticas aplicadas. Boas ou ruins, bonitas ou não, pretendemos expor certos casos que consideramos emblemáticos, deixando aos nossos leitores a possibilidade de julgar dentro do gosto pessoal.

E por que escolhemos a Fiat? É simples, o grande diferencial da marca italiana, que a destaca do "bolo comum" é o grande número de casos polêmicos em seus trinta e poucos anos atuando no Brasil. As modificações são corriqueiramente taxadas como de gosto duvidoso, sobretudo quando tratam de cores fora dos padrões, kits aerodinâmicos exuberantes, uso excessivo de plásticos ou acabamentos um tanto excêntricos, por mais que alguns dos modelos que passaremos a tratar possuem defensores ferrenhos, mesmo de sua parte estética. Em certos casos, tais alterações aumentam o peso do carro e alteram a aerodinâmica, tornando o modelo "esportivo" mais lento e difícil de guiar que o original, sobretudo porque tem sido cada vez mais frequente o número de lançamentos (e este ponto está longe de ser exclusividade da Fiat) onde as modificações se resumem à estética, inexistindo aprimoramentos mecânicos.

Vamos aos exemplos:


Fiat Oggi CSS (1984-1985)

Vamos começar com um modelo de menor repecussão, da primeira metade da década de 80. O Oggi CSS foi desenvolvido a partir de modelos Fiat de competição, assim incorporava diversas características interessantes voltadas a esportividade, como a cambagem negativa nas rodas traseiras, motor de maior cilindrada, direção, homocinética, câmbio e barra estabilizadora diferenciada em relação ao modelo standart. Contudo, não podemos deixar de comentar sobre o "look" que a engenharia da marca proporcionou ao carrinho.


Sempre na cor preta, com faixas e vistosos adesivos vermelhos, nada na época superava seu superlativo kit aerodinâmico, composto por nada menos que 2 aerofólios (um em forma de soleira, no alto do teto e outro no fim da tampa da mala, como na minivan chinesa Chana Family), saias lateriais e protuberantes para-choques envolventes que pouco combinavam com a carroceria.


No interior, o veículo também merecia algumas ressalvas, sobretudo na utilização do painel do Fiat Spazio com a adoção de um peculiar volante esportivo de quatro raios e novos instrumentos adaptados de maneira a impedir uma boa visualização (manômetro de óleo e voltímetro no canto esquerdo do painel). Como não poderia faltar em um esportivo da marca de Turim, estão presentes os polêmicos cintos de segurança na cor vermelha. Também estavam presentes outros detalhes nesta cor, sobretudo nos bancos, que eram bastante aceitáveis para um esportivo da época. Por outro lado, plenamente elogiáveis eram alguns bons acessórios como espelhos retrovisores com comando interno, teto solar e direção aliviada.


E para finalizar, o próprio desenho do Oggi não era muito inspirador, já que na verdade ele não passava de um Fiat Spazio com a traseira esticada (inclusive sendo utilizadas as mesmas lanternas), numa transformação pouco harmônica onde a frente e a traseira não conversavam (basicamente da mesma forma em que no Oggi "comum").


Deixando de lado por um momento as polêmicas, seria injusto tratar do Oggi CSS como um veículo ruim enquanto esportivo. Conforme anteriormente narrado, os avanços técnicos aliados ao bom motor de 78 cavalos, em um sedan compacto e leve, faziam com que o modelo tivesse bons resultados de desempenho e dirigibilidade. Porém, temos que admitir que o modelo se tornou mais conhecido pela estética que pelos seus bons atributos mecânicos; uma pena.



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