quinta-feira, 8 de julho de 2010

Anos 80 - Indústria Nacional




Uma época esquecida por muitos de nós, porém muito importante para a história da ainda primitiva indústria automobilistica nacional. Com a importação proibida no Brasil, grupos passaram a criar veículos que na época chegaram a representar o potencial do Brasil nesse ramo. Empresas como Souza Ramos, dacon, Stm, Puma, Besson gobbi, Gurgel entre outros sonharam alto e de um dia para o outro viram o sonho desmoronar com a abertura as importações. Os veículos nacionais se tornaram repentinamente verdadeiras carroças, em vista que a tecnologia disponível a esses fabricantes de maneira alguma tinha capacidade de fazer frente ao que existia lá fora. Basta pensar que até as quatro grandes foram obrigadas a modernizar seus produtos visando a concorrência externa. E talvez por isso esses automóveis desapareceram tão rapidamente. O resultado desse fracasso nós vemos até hoje, onde pequenas empresas tentam na maioria das vezes em vão criar veículos nacionais. Um exemplo claro é o esportivo Lobini que quase não vendeu e da Troller que foi Engolida pela Ford. Nessa postagem, nossos leitores poderão relembrar alguns dos nossos grandes carros. Nós do Aficionautos sempre iremos valorizar o que nós produzimos e torcer para que um dia o governo Brasileiro acorde para nossa indústria. Ou será que o professor da Escola Politécnica de São Paulo, que quase reprovou João Amaral Gurgel estava certo quando afirmou que no Brasil não se fabrica carro, só se compra?

2 comentários:

  1. oi amigos de todo brasil . eu trabalho com adesivos, faixas e emblemas automotivos a 15 anos. e quero me colocar a disposiçao do afionautas rs. eu confecciono todos os adesivos da SR SOUZA RAMOS. se alguem ai precisar de adesivos é só me contactar pelos meu whatsap 85 988411512 eviamos para todo brasil...meu nome é shellton e desde ja agradeço.

    ResponderExcluir